Páginas para fazer no Journal
Oii besties!
Hoje vim postar algumas inspirações de páginas pra fazer no seu journal ou diário.
A maioria dos que tem aqui eu pretendo fazer no meu, ou já fiz (inclusive vai ter foto do meu aqui também!).
O blogger tira a qualidade das fotos que coloco aqui, por isso não dá pra ver numa qualidade perfeita. Caso queiram fazer alguma delas, as fotos são tiradas do pinterest e estão salvas em uma pasta na minha conta que vocês podem acessar, @lanasarchive, nessa mesma pasta tem ideias e coisinhas legais pra imprimir.
Antes de começar, o que é um journal?
O journal seria um caderninho — normalmente as pessoas usam aqueles em tamanho menor — que basicamente é um diário. Você pode fazer colagens, escrever sobre as coisas que gosta, desenhar, e deixar ele com a sua cara e sua personalidade.
Por que eu deveria ter um?
É sempre bom ter um hobby que promova a criatividade e autoconhecimento. Ao escrever sobre você, é possível definir quais as suas coisas favoritas, o que você gosta e não gosta. Atividades criativas como colagens e desenho também ajudam. É bom ter um tempinho fora das redes sociais, e melhor ainda se esse tempo for usado no seu desenvolvimento pessoal.
Conheci os journals em 2019, através da youtuber Nath Araújo (Nanaths). Na época eles eram mais conhecidos como Bullet Journal, e eram feitos quase como um planner. Não é tãoo diferente e existem vários vídeos de referência para fazê-los dessa forma, mas eu nesse post vou mostrar a forma que estou fazendo o meu.
Fiz a minha inspirada nessa da foto, a primeira página do journal. Nela você pode resumir você, seus traços, coisas favoritas, coisas que não gosta, etc. Também colei uma foto minha de quando tinha 3 anos ;)
Ele pode ser ou imprimido e colado como é feito convencionalmente, ou desenhado como o da foto. Eu, particularmente, amei o da referência. É uma forma de escrever suas metas ao mesmo tempo que tem uma noção “estética” de como quer que elas sejam
3. Viagem favorita/dos sonhos
Acho que todo mundo tem aquela cidade que, mesmo sem nunca ter visitado, sente uma conexão maior que com qualquer outras. Essa página poderia ser tipo um visionboard da viagem, tudo o que você quer visitar, fazer, comer. E para pessoas que já fizeram viagens e tem uma favorita, pode ser uma colagem com fotos que tirou lá, os papéis dos lugares que foi, etc.
4. Página de nostalgia
Apesar da foto como inspo, essa página pode ser sobre absolutamente tudo que te da nostalgia sobre a sua infância. Fotos, desenhos que gostava, desenhos que vc fez q estão guardados nas gavetas até hoje.
5. Fig tree
Esse aqui eu acho simplesmente muito lindo. A Fig tree foi uma analogia usada por Sylvia Plath no livro The Bell Jar. Na metáfora, cada figo representa um caminho diferente que pode ser seguido. No entanto, ela hesita entre as opções e acaba não escolhendo nenhuma. Os figos começam a cair e apodrecer, deixando ela sem escolha alguma. Nessa página você pode colocar todos os sonhos ocultos que já teve, ou que tem. Literalmente tudo aquilo que poderia ter sido.
6. Casa dos sonhos
Página para planejar como quer a decoração da sua futura casa. Da pra desenhar também, os cômodos ou os objetos para ser mais fácil. E não necessariamente precisa ser da casa que vai ter no futuro, mas uma com decoração e arquitetura completamente fora do convencional que você gostaria de ter também.
Uma página dedicada a seus personagens favoritos ou aqueles que são literalmente você em outros universos. Pode ser feito em forma de lista também, assim como todas as coisas favoritas. Uma ideia secundária (que foi a que eu fiz) é fazer uma página para listar todas essas coisas. Filmes, séries, artistas, etc.
8. Aniversário
Uma página para tudo que aconteceu no dia do seu aniversário. Fotos que tirou, presentes que ganhou, os lugares pra onde fui, filme que assistiu, qualquer coisa que tenha feito.
Uma página sobre tudo aquilo que te faz bem. Aquele tipo de coisa que vai tranquilizar depois de um dia cheio, e que se pudesse faria todo dia
10. Seu mundinho
Página do meu journal!
Nela você pode colocar como seria uma cidade da sua vida, as coisas que vocês faz ou coisas que quer fazer/gosta. Na minha eu fui muito delulu porque coloquei lugares que nunca fui mas quero muitoo ir, ou coisas que eu gostaria que existissem, como o clube de hobbies que é basicamente um lugar cheio de coisas pra experimentar e o centro de arte que na minha cabeça é um lugar pra se conectar com ela
Outra página do meu journal, ela se assemelha um pouco com outras que citei acima. Para fazer ela eu peguei um daqueles cadernos de colorir que muita gente tinha em meados de 2019 e cortei uma porta de “jardim”, como na letra da música ao lado. Eu recortei a porta para que pudesse escrever atrás dela e lá escrevi coisas que me servem de escape do mundo real :)
Por fim, os journals também podem simplesmente ser diários, onde você escreve como foi o dia, e também podem ser como planners. Um exemplo disso é que fiz uma página com livros que representa minha meta de leitura desse ano e, conforme for lendo, vou pintando eles. Basicamente, é um caderno para ser um passatempo da forma como você desejar. O que for melhor, desenhando, escrevendo ou colando.
Tenho alguns stickers, texturas, cartelas e coisinhas para imprimir que também estão naquela pasta do pinterest que mencionei no início, lá tem várias coisas que podem ajudar a aguçar a criatividade de vocês
Por hoje é só, bye bye.
eu já fiz quase todas essas páginas, eu amo ter um journal!! é o melhor hobby que tenho atualmente, faz você se conectar com vc mesma e se conhecer <3
ResponderExcluirNossa amei! Tem muitas idéias que nunca tinha visto
ResponderExcluiramei o post, vou pegar algumas ideias pro meu journal
ResponderExcluirvocê comentou q uma das suas opções de curso é jornalismo, e acho q vc se daria muito bem nessa profissão, você escreve MUITO bem
ResponderExcluirSimplesmente um dos melhores hobbies que eu tenho por enquanto, já que eu faço um desafio de uma coisa nova por semana suas ideias foram ótimas.
ResponderExcluir