O paradoxo da falta de energia
Quando eu criei esse blog, imaginei o que seria o “público-alvo”, e a partir disso, eu filtrei inúmeras falas por “não soar como algo que as pessoas que eu quero que leiam isso leriam”. Contudo, antes de ser um blog, eu havia determinado que isso aqui era uma espécie de diário virtual, e que eu teria sorte se alguém um dia lesse as minhas palavras e se identificasse ou gostasse do que eu tenho para falar. Assim, agora eu decidi que não tem mais nenhum filtro. Sou só eu, para quem um dia quiser ler.
Nos últimos dois dias eu tive o que poderia ser chamado de “episódio depressivo”, se eu tivesse depressão. Mas como, até onde eu sei, eu não tenho, posso chamar simplesmente de um colapso. Nesse meio tempo, claro, eu tinha muitas coisas para fazer, mas me faltava energia, ânimo para concluir mínimas tarefas no dia a dia.
Essa falta de energia não é proveniente do colapso, ela não é bem recente, mas eu tenho percebido um incansável padrão que parece surgir junto com ela.
Sabe quando, em uma madrugada qualquer você decide sua vida toda? Você planeja acordar cedo no dia seguinte para treinar, estudar, arrumar o quarto. Planeja colocar sua vida nos eixos, de uma vez só. Como se em um estralar de dedos você pudesse fazer tudo aquilo que adiou por meses.
E aí você acorda tarde, e sem energia para fazer nada.
Você precisa concluir aquela tarefa. Talvez seja uma obrigação, algo que você quer. Mas mesmo assim, é como se tivesse um imã na sua cama, e nada parece ser capaz de te tirar de lá.
De repente, sair com as suas amigas parece um trabalho árduo. As palavras que os professores falam parecem estar em uma língua que você não fala. A vida parece perder o sentido.
E então, você se pergunta para onde aquela onda de energia foi. Onde está aquela sua versão que tem disposição para mudar? Por que ela não é você 100% do tempo?
Os dias parecem se juntar, e você ja não consegue distinguir a quanto tempo algo aconteceu, porque todos os dias da sua vida são iguais.
A falta de energia é sempre mais forte que o pico de energia.
A resposta mais fácil seria que tudo aquilo que você disse que faria naquela madrugada era apenas proveniente da motivação. E a motivão é inconsistente. Ela não dura, e não dá para levar um objetivo para frente com base nela.
Como quando você faz aquilo que disse que faria, mas não consegue prosseguir fazendo, porque de repente você não tem mais energia.
Sendo assim, eu acho que talvez a motivação seja como uma vilã. Porque os vilões sempre parecem mais bonitos, sempre começam bem antes de te derrubar.
Claro, existem situações onde a motivação é incrível. Situações onde ela é o impulso que você precisava para levantar. Como quando você vê um vídeo no Tiktok que te dá vontade de ir, e você vai. Naquela hora. Aquele momento é tudo que existe.
Mas quando ela te faz acreditar que você consegue fazer algo, e então some, você não vai fazer. Se durante um momento de motivação você acha que consegue mudar sua vida por causa da motivação, você não vai mudar sua vida.
Em metáfora, esperar por motivação pode ser quase como esperar que alguém entre em sua vida para mudar tudo. Mas ninguém tem esse poder.
Só você. De oito bilhões de pessoas no planeta, apenas você é capaz de mudar a sua própria vida. Apenas você pode se salvar.
Apenas você pode decidir se vale a pena esperar por motivação, ou se é melhor ir atrás da determinação. Firmeza de propósito.
É muito mais difícil ter determinação do que motivação, porque um vídeo no Tiktok não é capaz de te dar isso. São as pequenas coisas que você faz no dia, pequenas escolhas que determinam sua vida.
Como quando você quer começar uma dieta saudável, mas não consegue dizer não para uma refeição ao contrário disso. Qual é a firmeza que você tem nesse propósito, então?
Por fim, simplesmente faça. Levante-se e faça.
Se você planejava acordar cedo para fazer alguma coisa, mas não acordou cedo, faça. O seu dia não falhou porque um dos seus objetivos deu errado, ele falhou porque você abandonou todo o resto.
A sua vida não vai acabar de você não alcançar um objetivo, mas talvez você viva infeliz por abandonar todo o resto.
Não importa o que deu errado antes, simplesmente levante-se e faça-o agora. Mude o futuro.
Obrigada por esse empurrão, sempre quero fazer um monte de coisa mas se eu não fizer naquela hora que eu imaginei eu nem faço.
ResponderExcluirNossa, obrigada por isso, estou amando seu blog.
ResponderExcluirNossa, amei esse blog!! Super organizadinho, e dicas muito boas! 🌷
ResponderExcluirFoi um baita tapa na cara!
ResponderExcluiroq vc falou foi mt certo, mas outro ponto q precisa ser discutido é ``vc quer começar esse hábito pq vc quer, vc acha q ele vai acrescentar algo na tua vida, ou pq vc acha aesthetic e se comparou com alguém do tkk q parecia ser super produtiva fznd?´´
ResponderExcluir💞💞💞
ResponderExcluirtava precisando disso
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir